top of page

Funcionários do Himaba recebem treinamento anti-incêndio

No dia 23 de julho, funcionários de diversos setores do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, passaram por um treinamento de combate a princípio de incêndio. A capacitação foi ministrada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do hospital e terá uma nova turma, nesta sexta-feira (24).


A orientação técnica, que aconteceu na área verde do Himaba, tem o objetivo de capacitar o trabalhador para que ele tenha o conhecimento das classes extintoras para o combate eficiente do princípio de um incêndio. Durante a capacitação foram apresentados os diferentes tipos de extintores destinados para cada tipo de material. Também foi explicado o risco de se usar o tipo errado em determinados materiais, o que pode agravar o incêndio.

Na ocasião, alguns colaboradores tiveram a oportunidade de usar os extintores na prática. Todos foram orientados, em caso de incêndio de maior proporção, a acionar o Corpo Bombeiro Militar através do 193.


O técnico de Segurança do Trabalho responsável pela capacitação, José Mario Recla da Cruz, falou sobre a importância de treinar a equipe para essas situações. “Precisamos garantir que os funcionários tenham os conhecimentos básicos e as técnicas necessárias para lidar com situações de emergência, como é o caso de um princípio de incêndio. Isso faz com que eles possam, de forma segura e eficiente, adotar medidas para evitar que o fogo se alastre e cause danos ainda maiores”, afirmou.

O Sesmt reforçou aos participantes, que caso tenham pacientes no local, a orientação é fazer a remoção de todos primeiramente e depois tomar as outras providências.

O Himaba 

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Informações à imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes (27) 3347-5642 / 3347-5643 asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação

Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves(Himaba)

(27) 3636-3187



39 visualizações0 comentário
bottom of page