top of page

Banco de Leite do Hospital Infantil de Vila Velha promove campanha de doação de frascos de vidro

Sabe aquele frasco de vidro com tampa de plástico que muitas vezes vai parar no lixo? Ele pode ajudar a salvar vidas no Banco de Leite Humano do Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis. Qualquer pessoa pode fazer a doação desses potes que serão utilizados para armazenamento de leite materno destinado à alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

Para fazer a conservação do leite materno doado e facilitar o trabalho de descongelamento do leite, os frascos de vidros de tamanho médio ou pequeno, tipo os de café solúvel, são os ideais. Também não acumulam cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico. Todos os potes doados passam por um processo de higienização.

Devido à pasteurização, processo de esterilização que envolve altas temperaturas e resfriamento súbito, esses potes se desgastam facilmente e necessitam de reposição constante.

A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, falou sobre o uso dos frascos. “A doação desses frascos é importante porque a gente entrega para as doadoras coletarem o leite, pasteurizar no hospital e dar para os bebês da Utin. O ideal é que esses potes tenham entre 200 e 400 ml para facilitar o descongelamento. Nós já fazemos a compra de frascos do mesmo perfil para a pasteurização, o que precisamos é para entregar para as doadoras fazerem a coleta adequadamente”, explicou.

Para doar, basta ir até o Hospital, localizado a Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Cristóvão Colombo, em Vila Velha. O Banco de Leite do Himaba funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 17 horas. O telefone de contato é o (27) 3636-3151.



54 visualizações0 comentário
bottom of page