top of page

Himaba promove novo treinamento de combate ao princípio de incêndio para colaboradores

Colaboradores de diversos setores do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), administrado pelo Instituto Gnosis, tiveram a oportunidade de passar por um novo treinamento de combate ao princípio de incêndio. A atualização foi realizada nos dias 28 e 29 de janeiro, pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) da unidade.

A orientação técnica, que aconteceu na área verde do Himaba, tem o objetivo de recapacitar o trabalhador para que ele tenha o reforço no conhecimento das classes extintoras para o combate eficiente do princípio de um incêndio. Durante o treinamento, foram reapresentados os diferentes tipos de extintores destinados para cada tipo de material. Também foi explicado o risco de se usar o tipo errado em determinados materiais.

Na ocasião, alguns colaboradores puderam usar os extintores na prática. Todos foram orientados, em caso de incêndio de maior proporção, a acionar o Corpo Bombeiro Militar (CBMES), por meio do 193. Estão previstos novos treinamentos nos próximos meses para que mais funcionários sejam capacitados.

O técnico de Segurança do Trabalho responsável pela capacitação, José Mario Recla da Cruz, falou sobre a necessidade de se fazer treinamentos periódicos com os colaboradores. “Quando promovemos a atualização dos trabalhadores, temos a oportunidade de relembrar os conhecimentos passados anteriormente, a fim de manter o objetivo que é a prevenção e saúde de todos. Também é uma chance de a pessoa fazer o uso dos extintores e poder colocar em prática os conhecimentos repassados”, afirmou.

Para Danila Gonçalves Martins, técnica em enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), este tipo de treinamento é um aprendizado que a pessoa leva para a vida. “Foi muito gratificante participar. Podemos usar o que aprendemos aqui não só no hospital, mas nos cuidados e emergência lá fora e, assim, poder ajudar o próximo. Valeu muito a pena participar”, disse.



38 visualizações0 comentário
bottom of page