top of page

Bebês do Himaba ganham sapatinhos de crochê na abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno 202

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, iniciou, nesta segunda-feira (03), as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2020, que vai até sexta-feira (07), e tem como tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, definido pela World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno).  

Pela manhã, houve a distribuição de sapatinhos de crochê para os bebês da Maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Os sapatinhos das mais diversas cores foram feitos por voluntárias e doados ao hospital. 


Durante a semana, haverá ainda a distribuição de laços dourados entre os colaboradores para marcar a data. Já na sexta-feira (07), encerrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Banco do Leite do Himaba (BLH) vai promover um bate-papo virtual com as mamães que passaram pela unidade nas últimas semanas. O objetivo é tirar dúvidas, apoiar e incentivar para que todas continuem com a amamentação exclusiva dos bebês até a criança completar os seis meses de vida.


A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020 irá se concentrar no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo. A iniciativa faz parte do chamado “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.


A responsável técnica pelo Banco do Leite do Himaba, a pediatra Angélica Carvalho, explicou que a Semana mundial de Aleitamento materno é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e foi abraçada por vários países do mundo todo.


“É uma ferramenta de auxílio para melhorar os índices de aleitamento materno, uma vez que a gente tem conhecimento e embasamento científico que o leite humano é o melhor alimento para o bebê. Ele (o leite materno) garante todos os nutrientes necessários. Cada ano, a comunidade científica escolhe um tema específico para reforçar. Neste ano, a campanha está ressaltando a importância da amamentação, contribuindo com um planeta saudável, já que amamentar diminui o uso de fórmulas lácteas. O leite humano não produz resíduos e não vai poluir com plástico utilizado em bicos artificiais, por exemplo mamadeira e chupeta”, disse.


O Himaba


Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019 pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

O Instituto Gnosis se destina à prestação de serviços de saúde, incluída a assistência médica, hospitalar e de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, sempre observada a excelência da atuação, obtida pela aplicação das melhores práticas de gestão em saúde disponíveis no mercado, por meio, ou não, de convênios firmados com organismos públicos ou privados, prática esta que possibilita o desenvolvimento, aplicação e o gerenciamento de novos produtos, métodos e processos educativos e de gestão, entre outros, na área da saúde.


Programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno


Banco de Leite do Himaba

Dia: 07/08

Horário: 10 horas

Evento: bate-papo virtual

* Durante a semana, serão entregues laços dourados para colaboradores e pacientes do hospital.  

Outras programações

Web palestras ao vivo 

Dia: 04/08

Horário: 15 horas

Tema: Agosto Dourado: a importância da amamentação para um planeta saudável.

Dia: 05/08

Horário: 15 horas

Tema: PIC’s – Terapia Floral e sua aplicação em tempos de pandemia

Dia: 06/08

Horário: 15 horas

Tema: Amamentação nos casos de Fissura labiopalatina

Dia: 12/08

Horário: 15 horas

Tema: PIC’s – Como a Ayurveda (medicina tradicional indiana) pode ajudar em tempos de pandemia.

Dia: 18/08

Horário: 15 horas

Tema: Estresse X Qualidade de Vida: os (des) caminhos para a saúde mental de profissionais de saúde

Dia: 19/08

Horário: 15 horas

Tema: Espiritualidade na prática clínica

As palestras são gratuitas e podem ser assistidas no link telessaude.ifes.edu.br/webpalestras

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

Assessoria de Comunicação Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves(Himaba) comunicacao.himaba@institutognosis.org.br



68 visualizações0 comentário
bottom of page