• Comunicação Gnosis

Unidades de Saúde de Maricá ofertam inserção de DIU gratuitamente

O Dispositivo Intra-Uterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo feito de plástico flexível moldado em forma de T que é introduzido no útero para impedir a gravidez e é ofertado gratuitamente pelo SUS. O DIU apresenta uma eficácia igual ou superior a 99% e pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos, devendo ser retirado até um ano após a última menstruação, na menopausa.


As unidades de Atenção Primária de Maricá iniciaram a prática da inserção de DIU para ajudar no planejamento reprodutivo que o município está ofertando às mulheres que são acompanhadas nas clínicas de saúde. A Atenção Primária de Saúde de Maricá é cada vez mais potente, proporcionando um cuidado mais ampliado para a população.


Esse dispositivo pode ser colocado e removido pelo ginecologista ou pelo médico de família, e embora possa começar a usar em qualquer momento do ciclo menstrual, deve ser colocado, preferencialmente, nos 12 primeiros dias do ciclo. Para a inserção do dispositivo no útero, são adotados procedimentos simples e rápidos que duram cerca de 15 a 30 minutos e podem ser realizados no próprio consultório.





411 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo