top of page

Profissionais da Atenção Primária da Saúde de Maricá promovem ações para o Agosto Dourado.

Durante todo o mês de agosto, profissionais das Unidades de SAÚDE de Maricá realizam ações voltadas à promoção e incentivo à amamentação, bem como auxiliam as mães com dificuldade em amamentar. Neste mês é celebrado o "Agosto Dourado".

Faz parte da campanha, a sensibilização dos profissionais da Atenção Primária da Saúde sobre o tema. Essa ação vem ocorrendo desde o mês de abril e foi finalizada na primeira semana de agosto, com a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde em todas as unidades, realizadas pelas fonoaudiólogas, tendo também participação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família.

Cerca de 170 Agentes Comunitários de Saúde das equipes da Estratégia já foram capacitados, com a participação de profissionais como fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Realizamos então o matriciamento dos Agentes e outros colaboradores da Unidade de Saúde sobre o aleitamento materno para tornar as unidades básicas amigas da amamentação, onde todos estão capacitados a acolher a puérpera, lactente e sua rede de apoio para esse momento lindo que é a amamentação. Foi notório o envolvimento e interesse dos profissionais em receber a capacitação. Também trocaram conosco suas experiências de vida sobre o aleitamento materno”, ressaltou Raizza Amaral dos Santos, especialista em Nutrição Materno Infantil do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Profissionais da Unidade de Saúde da Família do Posto 24h Santa Rita, em Itaipuaçu, realizaram uma palestra com temas voltados para as gestantes, como a importância da amamentação. O evento contou com a participação de gestantes, puérperas e mães que amamentam, acompanhadas pelas equipes de Saúde da Família Santa Rita. O evento debateu assuntos como a forma correta de amamentação e as recomendações sobre o que a criança pode ou não pode comer, o esclarecimento sobre a não recomendação do uso de leite em pó e importância do aleitamento materno até os 6 meses.

Ao final da palestra foi feito um quiz para fixação sobre os temas que foram aprendidos. As participantes ganharam kits contendo fralda, lenço umedecido e sabonete glicerinado. O evento foi ministrado pela Enfermeira Cristiane Souza, especializada em assistência materno infantil e realizado pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família e profissionais do NASF.

Ao longo de todo o ano, são mantidas as qualificações nas unidades; os trabalhos na sala de amamentação no Posto Central, que acolhe e apoia o aleitamento materno de forma exemplar; as rodas de conversa virtuais e mensais para gestantes, puérperas, lactantes e seus companheiros e familiares.



138 visualizações0 comentário
bottom of page