O projeto Dentista no bairro, o “Odontomóvel”, retomou suas atividades nesta semana e esteve neste mês no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, condomínio do programa “Minha Casa, Minha Vida", de Inoã. Os moradores puderam utilizar serviços como restauração e raspagem dental e gengival, extração simples e procedimentos de urgência e emergência, entre outros. O consultório móvel é montado dentro de um ônibus, que pode ir para diferentes partes da cidade.
Após a distribuição das senhas, o atendimento foi iniciado e foi até a tarde. A cabeleireira Eliane da Silva, de 47 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas e fez a limpeza e restauração dos dentes. “Achei ótimo o atendimento e também muito bom para gente que mora aqui e, às vezes, tem dificuldade de ir buscar fora”, ressaltou.
A dona de casa Fabiana da Silva Nunes precisou de diversos atendimentos. “Para nós é muito bom porque a gente não estava conseguindo atendimento, também porque é caro. Aqui a gente tem o que procura”, disse ela, que tem 38 anos e queria tratar cáries e fazer uma extração.
Para a dentista Danyelle Reis Antunes, que chefia o trabalho no veículo, o mais gratificante do odontomóvel é poder ajudar a quem realmente está mais necessitado. "Um dos atendimentos que fiz recentemente foi numa moça que estava acamada, sem poder sequer sair de casa. Aqui nós damos acesso de verdade a quem não tem. Sou apaixonada por este trabalho” exalta Danyelle.
Na unidade móvel os procedimentos que podem ser realizados são: Profilaxia, restauração, aplicação de flúor, exame clínico, instrução de higiene oral e pedido de radiografia para continuidade de tratamento e extrações mediante ao exame radiográfico. Os casos de maior complexidade são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na região central da cidade.
De acordo com a coordenadora do projeto, Suany Marins, a média é de 50 atendimentos por dia em cada local, onde cada paciente é recebido conforme a procura. “A logística é feita em cima do tempo de atendimento de cada paciente. São feitos agendamentos para retorno dos pacientes que iniciaram o tratamento e os pacientes que não conseguiram ser atendidos no dia para serem atendidos na próxima semana”, explicou.
O “Odontomóvel” funciona das 8h às 17h e nele são realizados procedimentos simples, como obturações, restauração e extração – serviços que são realizados também nas unidades básicas de saúde. No local, o paciente é avaliado, tratado e caso haja necessidade é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão, onde são feitos tratamento de canal, periodontia, cirurgia oral e pediatria, e para a Clínica de Ortodontia, que funciona anexo ao CEO. O serviço no Odontomóvel é gratuito e não é necessário fazer agendamento prévio.
Além de oferecer um serviço mais próximo da população, a iniciativa tem o objetivo de diminuir a fila de espera para agendamento nas unidades básicas de saúde e dar celeridade ao início do tratamento do paciente e encaminhá-los para finalização do procedimento na unidade de referência.
Fonte: Redação Maricá
Fotos: Clarildo Menezes
Bom dia, parabéns aos envolvidos, sigo na expectativa de grandes projetos na ESF/2.1, moro na região e desejo contribuir com minha experiência, especialização e disponibilidade como Enfermeiro!!!