top of page

Colaboradores da Atenção Primária em Saúde de Maricá(RJ) são destaque em projetos no município

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maricá (RJ) e o Instituto Gnosis trouxe inovação tecnológica para a Atenção Primária em Saúde. O município adquiriu 180 tablets o que facilitou o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Agora, os ACSs podem atualizar e realizar novos cadastros dos cidadãos, registrar as visitas domiciliares, além de agendar de forma rápida e prática no próprio território.

Davidson Ferreira, da equipe técnica, falou sobre o uso da nova tecnologia. “Os tablets são mais leves, podem ser levados na mochila, pesam menos que um caderno de porte médio e trazem mais mobilidade para a gente. Isso facilita para os ACSs que atuam em territórios mais distantes das unidades, pois eles farão o registro de seus atendimentos no próprio território, captando informações na hora”.

O trabalho a partir de agora está mais ágil, otimizou o tempo e não são mais necessários turnos de digitação nas unidades. Além de todas essas facilidades, o Instituto Gnosis reafirma seu compromisso com as práticas sustentáveis, uma vez que reduz o uso de papel e tinta para impressão de relatórios, organizando melhor as informações com a tecnologia móvel. Atualmente, Maricá tem 24 unidades de saúde e todas contam com a inovação.


“Sou ACS e Faço a Diferença”

O ACS é quantitativamente a maior categoria dentro do modelo de Saúde da Família. Não por acaso, ele é o principal profissional de interface entre a unidade de saúde e o território. Tem como uma de suas principais atribuições as ações educativas de promoção da saúde e prevenção de doenças, tanto nas visitas domiciliares quanto de forma coletiva. O Instituto Gnosis valoriza o trabalho do ACS e promove ações de reconhecimento, como premiações e entregas de certificados. São avaliados os requisitos de pontualidade, assiduidade, realização de visitas domiciliares, registro adequado dos indicadores de saúde e atendimento humanizado ao usuário.

Fiquei feliz em ser reconhecida como uma ACS que faz a diferença. Isso nos dá empolgação e nos estimula junto com as colegas a fazer o melhor que a gente pode pelos nossos cadastrados”, comentou a ACS Márcia, da Unidade de Saúde Retiro.

No último trimestre, foram premiados cerca de 30 agentes e o objetivo é que, diariamente, gestores e profissionais se empenhem para prestar uma assistência de qualidade, prezando pelo registro qualificado nos sistemas de informação.



364 visualizações0 comentário
bottom of page