top of page

Vamos doar sangue? Conheça a campanha VIDA EM GOTAS, do Instituto Gnosis

Junho é conhecido como “Junho Vermelho”. É o mês dedicado à sensibilização e mobilização da sociedade para a promoção da doação de sangue. Com a pandemia, as doações caíram e isso se tornou um desafio para os serviços de saúde em todo o país. Por isso, o Instituto Gnosis apresenta a campanha Vida em Gotas que tem como objetivo aumentar o estoque de sangue e hemoderivados nos hemocentros do Rio de Janeiro.


Durante todo o mês, ações de conscientização estão sendo realizadas para que os colaboradores do Instituto e demais doadores voluntários possam salvar vidas. O ex-jogador da seleção brasileira de futebol e deputado estadual do Rio de Janeiro, Bebeto, deu o pontapé inicial apresentando a campanha nas redes sociais.


Neste primeiro momento, o INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva entrou como parceiro para a realização de coletas de bolsas de sangue. A proposta é que a campanha aconteça durante todo o ano de modo intermitente.


Doar sangue pode salvar até 04 vidas. Não é necessário estar em jejum para doar e, se você fez tatuagem ou colocou piercing recentemente, deverá esperar até 12 meses para a coleta. Além disso, é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 Kg, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue e não ter nenhum processo inflamatório. No caso dos jovens de 16 e 17 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação.


Endereço para realizar a doação:

Banco de Sangue do INCA

Praça da Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio.

Segunda à sexta-feira, das 7h30 às 14h30.

Sábados das 8h às 12h.



65 visualizações0 comentário
bottom of page