top of page

Programa realizado no Hospital da Mulher Heloneida Studart é premiado no Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde premiou e reconheceu no dia 07 de junho o trabalho de equipes de saúde no desenvolvimento de ações para a prevenção e o controle do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga, da Drª Sandra Gioia, responsável pelo programa no Hospital da Mulher, do Assistente Social Maicon Rocha de Jesus, de secretários e técnicos da Pasta.


O Programa de Navegação de Pacientes ficou entre os 5 finalistas da 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer. É uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio do Global Cancer Institute, Instituto Gnosis, Instituto Avon e da Fundação Laço Rosa. Tem como objetivo ajudar mulheres diagnosticadas com câncer de mama, no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, no município de São João de Meriti, a iniciar o tratamento especializado no prazo de 60 dias, com apoio de profissional assistente social, treinado para ser navegador de paciente com a responsabilidade de acompanhá-las e identificar barreiras encontradas, desde o diagnóstico até o fim do tratamento.


“É um programa muito importante e nós do Hospital da Mulher estamos muito orgulhosos, tanto com a Drª Sandra, quanto pelo Assistente Social Maicon, que são pessoas engajadas nessa assistência, no Programa de Navegação dentro da unidade e são merecedores de estarem entre os 05 finalistas”, afirma Ana Teresa Derraik Barbosa, diretora do Hospital.


A Lei dos 60 dias, Lei Federal 12.732, promulgada em 2012, determina que o tratamento de qualquer paciente com câncer no sistema de saúde público deve começar dentro do prazo de 60 dias após o diagnóstico definitivo. O Programa de Navegação de Pacientes elevou a taxa de cumprimento da lei dos 60 dias em 85%, mostrando que intervenções simples e direcionadas para atuar nas barreiras enfrentadas pelas pacientes, podem melhorar as condições para início do tratamento.


A fase de estudos do Programa aconteceu no centro de diagnóstico médico por imagem no Rio de Janeiro - Rio Imagem.



185 visualizações1 comentário
bottom of page