• Comunicação Gnosis

Profissionais do Himaba recebem treinamento sobre descarte correto de resíduos da Saúde

No momento de realizar o descarte do lixo hospitalar é muito importante fazer a separação correta para evitar acidentes de trabalho e problemas de contaminação de pessoas ou do Meio Ambiente. Por isso, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, está realizando em diversos setores da unidade treinamentos sobre descarte correto de resíduos de saúde.

No treinamento, foram dadas orientações sobre lixo comum, infectante e perfurocortante. Somente neste mês de outubro, pelo menos 13 turmas de setores como Pronto-Socorro, Maternidade, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (UTIP) receberam a capacitação.

O encaminhamento seguro de resíduo é feito de acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS) do Himaba, que determina a separação correta conforme a classificação de cada grupo de resíduo. O plano é um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduos e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo.

O engenheiro de Segurança do Trabalho da unidade, Otávio Gonçalves Adami, explica a importância dos treinamentos constantes da equipe. "Além de evitar a contaminação do meio ambiente, o objetivo é prevenir acidentes com os profissionais que trabalham nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação. As regras são aplicadas desde a origem até a destinação final dos resíduos. Este é um trabalho de conscientização e orientação assíduo do SESMT para com os colaboradores do Hibama".

Para evitar aglomeração, o SESMT vem desenvolvendo as qualificações “in loco”, com a flexibilização dos horários e com cuidados no distanciamento entre as pessoas. Para não interromper a assistência, é feita uma rotatividade da equipe e uma limitação no número de participantes.


46 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco