• Comunicação Gnosis

Print da Placenta: Hospital da Mãe de Mesquita entrega recordação artística

Sentimentos e emoções são marcantes na chegada de um filho na família. Para eternizar ainda mais esse momento, as pacientes do Hospital Estadual da Mãe de Mesquita recebem uma impressão do “Carimbo do Amor”. O desenho é uma recordação artística, como uma forma marcante de tornar a experiência de ser mãe, ainda mais significativa, por meio de uma lembrança do parto. É um registro da placenta de maneira ilustrativa, em uma tela ou papel. O carimbo, feito a partir da pintura com tintas guache coloridas envolto da placenta, faz alusão ao formato de uma árvore com ramificações.


O nome remete ao significado e ao formato do órgão, pois o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas o tecido placentário.


A arte feita com a placenta é uma ação de humanização da enfermagem obstetra e é uma forma de eternizar o vínculo entre mãe e filho, que inicia ainda na barriga da mãe. Através da placenta, o bebê recebe todos os nutrientes e oxigênio para se desenvolver, mas também, através dela, são transmitidos os estímulos e a energia que envolve esse amadurecimento, e essa, é a ligação mais significativa na geração de uma vida.


“Tenho apenas a agradecer quanto a tudo nesse hospital e irei até agradecer na ouvidoria. Aqui não tem essa de dar sorte de plantão bom pois todos foram uns amores. Senti-me uma princesa e nesse momento delicado a gente já fica frágil, mas todos se mostraram juntos a mim, tornando este momento especial!!”, afirma a paciente Beatriz Vieira Cordeiro do Nascimento. O parto foi realizado pelo Drº André F. Tabares.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo