top of page

Hospital da Mulher Heloneida Studart promove palestras sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência

Todo ano, no mês de fevereiro, acontece a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência e o Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, preparou uma agenda especial com palestras para orientar e conscientizar os colaboradores da unidade.

A primeira palestra, realizada pela Diretora Geral Drª Ana Tereza, aconteceu no dia 12 de fevereiro e temas como o funcionamento biológico do corpo dos jovens, prevenção e métodos contraceptivos foram abordados, além de ações práticas para os convidados.

“O Brasil acompanha a tendência mundial de queda das taxas de gravidez nesse grupo, mas a incidência de grávidas adolescentes no país ainda é elevada e corresponde a 18,2% do total das gestantes. Essa incidência não se dá de forma homogênea, quase 18% das adolescentes de renda mais baixa são mães, enquanto as de renda acima de cinco salários mínimos essa proporção não chega a 1%. O estado do Rio de Janeiro compõe um cenário de características sociodemográficas diversas em suas diferentes regiões. Em 2016, 16,6% (218.817) dos partos ocorridos no estado foram de mães com menos de 19 anos. Em São João de Meriti–RJ, município mais populoso não só do estado, mas de toda a América Latina, no mesmo ano, registrou-se 18,6% de partos em adolescentes”, completou a Drª Ana.

No Hospital da Mulher ainda existe o projeto CEAMA – Centro de Atendimento à Mulher e Adolescente. A proposta é que uma vez na semana, no ambulatório, uma médica seja responsável pela reunião com o grupo de adolescentes. O objetivo é conscientizar a jovem mãe para evitar uma futura gravidez, aprender sobre planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cuidados com o bebê, entre outros. Além disso, diversos temas e causas são abordados, tais como: iniciação sexual, informação sobre a sexualidade, desagregação familiar, expectativas sociais e psicológicas, informações e acesso sobre métodos contraceptivos e concepções sobre a vida adulta. O projeto iniciou em 2020, porém, por conta da pandemia, está suspenso temporariamente.

Ainda no mês de fevereiro estão previstos dois encontros sobre o tema, nos dias 19 e 23, com a enfermeira Kelly Farias.


107 visualizações0 comentário
bottom of page