top of page

Clínica da Fam. Fiorello Raymundo promove grupo de promoção em saúde para Hipertensos e Diabéticos

No último dia 14 de novembro, celebramos o Dia Mundial e Nacional do Diabetes, criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.


A Atenção Primária tem um papel primordial na detecção e acompanhamento da pessoa com diabetes e, a Clínica da Família Fiorello Raymundo, em Bangu (Rio), retomou o programa HIPERDIA (Grupo Operativo para Hipertensos e Diabéticos), articulado pela equipe de Saúde da Família (ESF).


O programa é um grupo de promoção em saúde e consiste na avaliação do pé diabético, revisão e atualização da medicação, solicitação de exames, avaliação bucal com início de tratamento quando necessário, orientações em saúde bucal, nutricionais e farmacológicas. O grupo é aberto a todas as pessoas interessadas e que sejam cadastradas no território. A médica Alessandra Barrias Loureiro é a responsável técnica (RT) pela equipe que ainda é composta por farmacêutica, médica, enfermeira, dentista, técnica de saúde bucal e agente comunitário de saúde (ACS).


Atualmente, a equipe atende um grupo fixo de 15 usuários cadastrados do território, toda terça-feira, das 9h às 11h. Este grupo é acompanhado por 4 semanas e, após três meses, esse mesmo grupo tem um novo encontro para revisão clínica e laboratorial para ouvir os usuários. O encontro de manutenção acontecerá duas vezes (3 e 6 meses após o fim das primeiras quatro semanas) para avaliação e controle.


A proposta é que ocorram simultaneamente três grupos distintos, cada um sob supervisão de uma dupla de médico(a) e enfermeiro(a).





152 visualizações0 comentário
bottom of page