top of page

Aromaterapia ajuda no combate e tratamento anti tabagismo.

Fumar é um hábito que prejudica muito a saúde e é difícil de quebrar, porque a falta de nicotina pode causar sintomas incômodos.


Como qualquer droga, a nicotina é viciante e sua interrupção é acompanhada por vários sintomas. Entre eles, é claro, podemos citar o desejo irreprimível de acender um cigarro: o corpo exige sua dose de nicotina! Um desejo que desaparece com o tempo, mas que pode ser difícil de controlar nos primeiros dias ou até nas primeiras semanas.

Parar de fumar pode causar estresse, ansiedade, irritabilidade e depressão e outros sintomas, que variam de pessoa para pessoa, também podem aparecer: ganho de peso, irritabilidade, depressão, distúrbios do sono, fadiga, tosse, aumento do apetite e gosto por alimentos açucarados .

Quando esses sintomas muito incômodos ocorrem, é importante não desistir. O uso da aromaterapia pode ajudá-lo a relaxar e descontrair a longo prazo, porque você pode usá-lo sempre que sentir necessidade.


O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar.


Na Clínica da Família Cristiani Vieira Pinho, em Bangu, por exemplo, o grupo é aberto para todos os pacientes que desejam parar de fumar. São reuniões estruturadas em 4 semanas.


“Trabalhamos tanto com os pacientes que procuram diretamente o grupo como também com pacientes que sabemos que fazem uso do cigarro. Além do adesivo, que é o tratamento tradicional, fazemos auriculoterapia, meditação e aromaterapia” - conta Flávia Mello, Médica RT do programa da Clínica.


Os óleos essenciais podem ajudá-lo a lidar com estes sintomas.


“No nosso encontro entregamos um blend de óleos para ajudá-los no momento de fissura” - completou a Médica.


Procure sua Unidade de Saúde para obter informações sobre o programa.







6.485 visualizações0 comentário
bottom of page