CAPS II Pequeno Hans recebe premiação do Ministério da Saúde por experiência exitosa com mães e avós de crianças e adolescentes
- Comunicação Gnosis
- 18 de dez.
- 2 min de leitura
Reconhecimento Nacional: Projeto do CAPS Infantil Pequeno Hans é Premiado no Ministério da Saúde
O trabalho desenvolvido pelo CAPSi II Pequeno Hans em parceria com a Clínica da Família Padre John Cribbin acaba de receber um importante reconhecimento em nível nacional. Durante evento realizado em Brasília, o Ministério da Saúde premiou um projeto da unidade como uma das três experiências mais exitosas do país na categoria Atenção à Saúde de Adolescentes.
O projeto premiado, intitulado “Mães de Renda: uma aposta de cuidado frente às iniquidades sociorraciais do Trabalho Infantil”, foi destacado por sua abordagem inovadora e foco no cuidado às famílias vulneráveis. A iniciativa foi desenvolvida ao longo dos últimos três anos e concentra-se no cuidado integral a mães e avós de crianças e adolescentes, da Área de Planejamento 5.1, que foram inicialmente expostas ao trabalho infantil. O projeto reconhece a importância de intervir no contexto familiar para promover a saúde e quebrar o ciclo de vulnerabilidade, abordando diretamente as iniquidades sociorraciais que permeiam o problema.
Ao todo, 101 experiências foram avaliadas por um comitê de especialistas. O trabalho do CAPSi II Pequeno Hans foi eleito como um dos três melhores do país, validando a relevância da pesquisa e da ação desenvolvida em conjunto com a Clínica da Família. As iniciativas passaram pela avaliação do comitê do Laboratório de Inovações em Saúde (LIS), da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde).
Como encaminhamento desse reconhecimento, o Ministério da Saúde anunciou que em breve será lançado um eBook reunindo todos os trabalhos finalistas, o que permitirá a disseminação da metodologia e dos resultados do “Mães de Renda” para outras regiões do país.
Vale destacar que o CAPS Infantil Pequeno Hans integra a Rede de Atenção Psicossocial da zona oeste, capitaneada pelo Instituto Gnosis em parceria com a Prefeitura do Rio.





Comentários