top of page
bg-8.jpg

Instituto Gnosis: projetos

Hospital da Mãe de Mesquita

Inaugurado em junho de 2012, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita é hoje a principal referência no atendimento de gestantes do SUS com perfil de baixa e média complexidades na Baixada Fluminense. Com uma média de 700 partos realizados por mês e uma das menores taxas de cesarianas da rede pública estadual (25%), a unidade funciona com ambulatório de atendimento pré-natal e maternidade. com 100 leitos de alojamento conjunto, 15 leitos de UI Neonatal e 10 leitos de UTI neonatal, 12 salas de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência a recém-nascidos e centro cirúrgico.

Em uma região com uma grande demanda de atendimento de gestantes, dispõe de consultas com obstetras, realizam exames de imagem e laboratório. Alguns dos serviços oferecidos às pacientes são pioneiros no país como o uso de óxido nitroso para analgesia de parto. Muito usada na Inglaterra, a técnica anestésica traz grande conforto às mulheres durante o trabalho de parto.

Escalas Semanais

26 de Outubro a 1 de Novembro - Acesse!
23 a 29 de Novembro - Acesse!
07 a 13 de Dezembro - Acesse!
22 a 28 de Fevereiro- Acesse!
19 a 25 de Outubro - Acesse!
12 a 18 de Outubro - Acesse!
28 de setembro a 04 de Outubro - Acesse!
21 a 27 de setembro - Acesse!
14 a 20 de setembro - Acesse!
03 a 09 de agosto - Acesse!
27 de julho a 02 de agosto - Acesse!
20 a 26 de julho - Acesse!
07 a 13 de setembro - Acesse!

Serviço voltado às adolescentes

O hospital tem um serviço especial para gestantes adolescentes. Elas participam de reuniões do Centro de Estudos e Atendimento da Mulher Adolescente (CEAMA), projeto inaugurado em abril de 2013. O projeto objetiva atender aos adolescentes que procuram a unidade. Os encontros abordam temas como alterações fisiológicas da gestação, mudança do corpo e das emoções, importância da continuidade dos estudos, planejamento familiar e orientações sobre DSTs e contracepção e cuidados com o bebê, nutrição e aleitamento materno, direitos civis da gestante.

Possui grupos de Apoio a gestantes com equipe multiprofissionais, entre eles:

• Planejamento familiar: Apoia a gestante e as famílias para o planejamento futuro de sua concepção, estimulando a conscientização de uma concepção responsável.

• Mãe de Primeira Viagem: Com equipe multiprofissional objetiva dirimir duvidas das gestantes em relação a processo fisiológico da gravidez e do parto e puerpério. • Parto Meu: Objetiva a vinculação da gestante e seu acompanhante ao hospital.

• Grupos de Alta para Alojamento Conjunto: Com equipe multi profissional objetiva ajudar a mãe a ao bebê no processo de adaptação a vida extra uterina, estimular a amamentação e ao cuidado .

 

• Salas de Espera de Ambulatório e UI/UTI: Com equipe multiprofissional atuam fazendo palestras e dinâmicas objetivando o processo educativo e dirimindo duvidas das gestantes e das mães.

 

• Serviço de identificação civil: Possui serviço de Cartório e de identificação Civil para os RNs nascidos na unidade.

Possui o Espaço Mãe, onde as futuras mamães são orientadas a fazer exercícios de respiração e fisioterapia, com o uso de bolas de pilates, "cavalinhos", recebem massagens, que preparam o corpo da mulher para o parto e proporciona o alivio da dor.Possui atendimento com enfermeiras obstétricas e tem acesso a Doulas para o alivio da Dor no trabalho de Parto. A unidade dispõe de local para identificação civil dos Rns, com confecção gratuita de certidão de nascimento e identidade. Mantem o menor numero de partos operatórios das maternidades estaduais.

bottom of page