• Comunicação Gnosis

Odontomóvel visita aldeia indígena, em São José do Imbassaí, Maricá (RJ)

Uma unidade móvel para atendimento odontológico, conhecida como Odontomóvel, esteve na última sexta-feira, dia 04/09, na aldeia indígena Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí (Maricá/RJ), para acompanhar e tratar da saúde bucal dos aldeados. A iniciativa faz parte das estratégias de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Gnosis, para a prevenção e promoção à saúde dos moradores de Maricá/RJ.


Ao todo foram atendidas 120 pessoas das 37 famílias que vivem na aldeia, sendo 73 adultos, 40 crianças e 7 idosos. Elas passaram por avaliação odontológica, receberam orientações sobre a saúde bucal, receberam kits de higiene oral e iniciaram o tratamento odontológico de acordo com as necessidades individuais. A partir deste primeiro encontro, o odontomóvel fará visitas regulares à Aldeia durante todo o ano para garantir o cuidado integral dos indígenas, ampliando o seu acesso a serviços de saúde.


Ao chegarem na aldeia, os profissionais do odontomóvel foram recebidos com danças indígenas e músicas em guarani, que entoavam agradecimento à equipe pela saúde que estava sendo levada para eles. Um reflexo do trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado em parceria com o Instituto Gnosis na Aldeia Mata Verde Bonita não somente em relação à saúde bucal, como também no acompanhamento da saúde integral dos aldeados, inclusive com testagem para COVID-19.


De acordo com o coordenador técnico de Atenção Primária, do Instituto Gnosis, Felipe Fernandes dos Santos, o odontomóvel é uma estratégia instituída pelo Ministério da Saúde (Portaria Nº 2.371/GM, de 7 de outubro de 2009) para ofertar serviços odontológicos às populações de locais com dificuldade de acesso aos serviços de saúde, localizados predominantemente nas áreas rurais.


“Nós planejamos nossas ações valorizando e respeitando a competência cultural e garantindo o cuidado em saúde bucal. Nesse sentido, o odontomóvel resgata a promoção em saúde e a prevenção de agravos para a população indígena, proporcionando o tratamento com todo o aparato de um consultório odontológico e respeitando as medidas de segurança para enfrentamento da COVID-19", explicou o coordenador técnico APS-Maricá do Instituto Gnosis.



150 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco