top of page
Foto do escritorComunicação Gnosis

Movimento negro e USF São José II de Maricá promovem encontro de combate ao racismo

Novembro representa o mês da luta e resistência do povo negro que traz à tona o debate sobre racismo e o acirramento da intolerância. Por mais de três séculos, o País explorou aproximadamente quatro milhões de africanos(as) que foram trazidos para exercer o trabalho escravo. E, para fechar o mês da Consciência Negra, aconteceu em Maricá (29/nov), na Arena São José, uma tarde para discutir a educação antirracista na nossa sociedade.


Durante a atividade, o convidado Celso Vergne, da Secretaria de Estado de Saúde do RJ, construiu uma linha do tempo a partir do tema "Equidade, Cuidado e Afeto - a saúde e o combate ao racismo”. A dinâmica fez com que as pessoas lembrassem importantes momentos históricos ocorridos na luta antirracista. A ideia foi olhar para o passado a fim de entender melhor o presente e buscar saídas frente aos atuais retrocessos.


Durante o evento ainda teve oficina de Abayomi (bonecas de tecido negro, feitas sem cola, sem costura, sem olhos, sem estrutura interna e sem detalhes — apenas com nós, dobraduras e cortes — ou rasgos), confecção de tranças afros, comidas típicas e desfile de comemoração e valorização da cultura negra.


O evento contou a presença de representantes do Movidade (Movimento Democrático Afro-Descendente pela Igualdade e Equidade Racial), da Secretaria de Estado de Saúde do RJ e da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá. Além de colaboradores do Instituto Gnosis que atuam na Atenção Básica do município de Maricá.





246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page