• Comunicação Gnosis

Instituto Gnosis promove ações para o Dia das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher é uma data que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Inicialmente, remetia à reivindicação por igualdade salarial. Comemorado em 8 de março, a data é de homenagens, reivindicações, respeito, mas acima de tudo, de reconhecimento.


Nas unidades geridas pelo Instituto Gnosis, nossas colaboradoras e pacientes tiveram uma programação especial, confira:


Hospital Estadual da Mãe de Mesquita

Pacientes grávidas e puérperas na unidade participaram de um ensaio fotográfico especial.

A ação contou com serviços de cabeleireiro e maquiador para preparar as mães, além de vestuário especial para as fotos. O objetivo foi de valorizar a identidade da mulher, contribuindo para o bem estar físico e psíquico das grávidas e, consequentemente, para o bem estar do bebê.


O Hospital da Mãe sempre foi referência em humanização e cuidado. Neste sentido, unimos as boas práticas do parto humanizado à identidade feminina por meio de fotos muito especiais”, afirmou Antônio Carlos Chagas de Carvalho, diretor do Hospital.


A unidade seguiu o tema da ONU-Mulheres para o dia 8 de março, que compreende os impactos da pandemia e destacou a desproporcionalidade nos fardos e reconhecimento familiar enfrentados pelas mulheres. O relatório realizado pelos grupos "Gênero e Número" e "Sempreviva Organização Feminista" (SOF) teve o objetivo de compreender como o trabalho e a vida das mulheres foram afetados pelas mudanças causadas pelo coronavirus.


Ação segura

Durante todo o dia, as atividades propostas seguiram as orientações e protocolos de segurança da Secretaria Estadual de Saúde (SES) contra a COVID-19, mantendo o distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel 70% e uso das máscaras. Os itens de maquiagem e os tecidos para amarração foram utilizados de forma individual.


Hospital da Mulher Heloneida Studart

Todos os colaboradores participaram de palestras em horários diferentes no auditório. O tema escolhido foi “Mulher de Fases” e abordou os principais temas alusivos à data especial. No mesmo dia, o Hospital da Mulher Heloneida Studart completou 11 anos de existência e houve decoração, distribuição de brindes que foram doados pelos próprios colaboradores, aula de dança, maquiagem da marca Mary Kay, entre outros.


Maricá

Na sede do Instituto Gnosis na cidade de Maricá, nossos colaboradores foram recebidos com um café da manhã especial. Todos participaram de dinâmicas, ginástica laboral, orientação nutricional e massagens relaxantes. Além disso, as Unidades de Atenção Básica também promoveram atividades para os usuários do SUS, tais como educação em saúde com temas voltados à nutrição, combate à violência contra a mulher, importância da coleta do citopatológico e espaços de escrita e escuta à mulher. Realizado com o NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), as atividades de nutrição e fisioterapia promovem a escuta ativa e acolhimento com orientações específicas à mulher. O destaque ficou com o Centro Municipal de Saúde (CMS) de Itaipuaçu (Barroco), onde capricharam na decoração da unidade.



Sede

As colaboradoras da sede do Rio de Janeiro foram contempladas com um brinde. Cada uma recebeu uma caneca estilizada e guloseimas para marcar a data. De acordo com a especialista em Recursos Humanos, Letícia Barbosa, “a data é um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente quando envolvemos o âmbito da carreira profissional”, finaliza. O setor de Recursos Humanos do Instituto Gnosis além de priorizar a igualdade e equidade, preza pela construção e investimento profissional e pessoal. Promove ações humanizadas de escuta e em parceria com a área técnica, disponibiliza profissionais de diversas especialidades para palestras, rodas de conversa com temas específicos para a saúde da mulher.







145 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo