• Comunicação Gnosis

Instituto Gnosis homenageia mães no Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Você já ouviu falar sobre doação de leite humano? Algumas mulheres produzem leite em excesso e mesmo com o bebê mamando, as mamas continuam cheias de leite a ponto de a mãe sentir desconforto entre as mamadas. Porém, não é necessário ter uma produção demasiada de leite para se tornar doadora e não existe quantidade mínima para a doação. É importante lembrar que um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. E, além disso, nunca é demais lembrar que quanto mais estímulo, maior a produção.

Em 2021, a celebração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano - 19 de maio, possui aspectos inéditos e que potencializam o papel da data na conscientização sobre a importância da doação de leite humano e do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil. O tema retrata o momento atual de desafios e é resultado da sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano - uma ação de segurança alimentar para bebês prematuros.

No Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Heloneida Studart a data foi comemorada com uma palestra com membros da equipe do Banco de Leite, colaboradores da unidade e mães que foram homenageadas com certificados e pingentes feitos de leite humano. Além disso, na mesma data, o Banco de Leite Humano comemorou 05 anos de existência.

Como doar

Para ser uma doadora, é exigido que a candidata não use álcool ou drogas e apresente exames do pré ou do pós-natal comprovando estar bem de saúde. Você também pode doar vidros com tampa plástica (tipo maionese ou café solúvel) nos quais o leite é armazenado.

Saiba onde doar:

Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Heloneida Studart: Av. Automóvel Clube 00, Lote 1745 , Jardim José Bonifácio, São João de Meriti. Telefone: (21) 2651-9675. E-mail: bancodeleite.hm@institutognosis.org.br



18 visualizações0 comentário