Arte Gestacional & Árvore da Vida

A árvore da vida é o carimbo da placenta feito com tinta guache em uma folha de papel, acompanhado de algumas palavras de carinho e um breve relato do parto e integra as práticas do parto humanizado do Hospital Estadual da Mãe

O nome da lembrança tem um duplo sentido: além de o desenho formado no papel parecer uma árvore, a placenta é um órgão formado na gestação para as trocas fisiológicas entre a mãe e o bebê. É pela placenta que a mãe purifica a “respiração” do feto, retirando o gás carbônico e fornecendo oxigênio, assim como as plantas fazem em favor do ser humano.

Outra técnica integrante das boas práticas do parto humanizado no Hospital da mãe é chamada “Arte gestacional” (Belly-painting em inglês ). A arte gestacional tem como protagonista a barriga da mulher grávida. Durante o processo de elaboração da pintura na barriga, tanto a mãe como o bebê têm a oportunidade de compartilhar um tempo extra de relaxamento. As cócegas que são produzidas pelos pincéis ao deslizar pelo ventre da mulher a relaxa e ao mesmo tempo estimula o bebê. Esse tipo de atividade fortalece a relação entre mãe e filho prévia ao nascimento. As beneficiadas desta vez, foram nossas mamães trabalhadoras!



0 visualização

© 2016 por Instituto Gnosis