• Comunicação Gnosis

A RETOMADA DA CLÍNICA DA FAMÍLIA OLÍMPIA ESTEVES

Após anos sem manutenção, unidade de saúde passa por reformas, ampliação do quadro de profissionais e retoma a sua missão sob a gestão do Instituto Gnosis junto à Secretaria Municipal de Saúde do Rio.


A Clinica da Família Olímpia Esteves, uma das primeiras da zona oeste do Rio, foi reinaugurada hoje (31/03), após passar por reformas estruturais, pintura e substituição de equipamentos e mobiliários. Localizada no bairro de Padre Miguel, a clínica da família abriu as suas portas pela primeira vez no dia 14 do novembro de 2009, na primeira gestão de Eduardo Paes como prefeito. Entretanto, nos últimos anos, devido à falta de investimento em manutenção, a estrutura foi se deteriorando, o que exigiu a reforma da unidade.


O Instituto Gnosis, que atua junto à Secretaria Municipal de Saúde do Rio, na gestão da Atenção Primária à Saúde, na AP 5.1, foi o responsável por viabilizar a reforma e devolver para o bairro de Padre Miguel, uma unidade nova, com ambientes climatizados, equipamentos e mobiliários novos, tenda para proteção solar dos alunos do programa Academia Carioca, bebedouros, dentre outras melhorias.


A Clínica da Família Olímpia Esteves desempenha um papel importante na zona oeste, com mais de 25 mil usuários cadastrados, o que corresponde a quase 75% de cobertura da população da região. A unidade foi reinaugurada com o quadro de 105 profissionais, distribuídos em 8 equipes de saúde da família, sendo 38 agentes comunitários de saúde, 8 profissionais de enfermagem, 6 médicos, 3 dentistas, além de técnicos de enfermagem e de saúde bucal, bem como agentes de vigilâncias em saúde.


Com a reinauguração e a retomadas das atividades, a clínica da família volta a acompanhar mais de perto o pré-natal das mulheres, a cobertura vacinal das crianças, a fazer o acompanhamento dos hipertensos, diabéticos e pessoas com tuberculose na região. A unidade também oferece teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, teste de gravidez, dispensação de medicamentos na farmácia, além de tantos outros serviços que compõem a cesta de ofertas da Atenção Primária.


Diante dos usuários que foram prestigiar a reinauguração, a gerente da unidade, Mariana Quindeler, expressou a sua satisfação com a reforma e agradeceu todo o empenho da sua equipe para que este momento ocorresse. Na ocasião, foi possível conversar sobre os desafios que o setor saúde enfrenta diante da pandemia e do desmonte provocado nos últimos anos, e pôde reafirmar o compromisso que toda a população deve manter em defesa do SUS.


Mariana aproveitou para elogiar a atuação do coordenador geral de Atenção Primária da AP 5.1, Raphael Costa Pinto, que também participou da cerimônia e deu todo o apoio para a revitalização da unidade.



15.957 visualizações129 comentários