bg-8.jpg

Instituto Gnosis: RH

 

TREINAMENTOS EFETIVOS PRESENCIAIS

A Gnosis preza pela integridade e saúde dos seus trabalhadores, nesse sentido, criou um PLANO DE AÇÃO PARA TRATAMENTO DOS RISCOS À INTEGRIDADE. Uma das estratégias foi a capacitação dos multiplicadores para o desdobramento do programa junto às unidades de saúde.

Uma série de treinamentos e palestras são realizadas de forma permanente para o desenvolvimento de nossas equipes. Estes treinamentos e palestras acontecem na sede da Gnosis e tem como público-alvo os colaboradores/multiplicadores das unidades de saúde de uma forma geral, ou seja, todos os que estão direta ou indiretamente envolvidos com a assistência à saúde.

A) TREINAMENTO LGPD – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMPLIANCE

9.jpeg

B) TREINAMENTO - A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL - ÉTICA E INTEGRIDADE

Considerando que todo profissional deve saber o que é ética no ambiente de trabalho e a sua importância para a carreira. A comissão de Ética e Integridade elaborou esse treinamento, a fim de apresentar as normas e condutas que regem a atuação dos profissionais no ambiente de trabalho institucional, para garantir as boas práticas de convivência.

 A ética é um conceito que busca refletir o comportamento individual do homem no meio social. É uma ação que depende de cada sujeito e deve partir de cada indivíduo de forma particular. Em consonância, existe o código de ética profissional, voltado especificamente para cada profissão. O objetivo é nortear a moral do profissional durante a sua atuação.

Questões abordadas no treinamento: Como adotar um comportamento ético no trabalho? Os códigos de ética das equipes de profissionais de saúde.

C) TREINAMENTO FERRAMENTA E METODOLOGIA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - GESTÃO DE PESSOAS

O objetivo do treinamento é apresentar aos gestores do Instituto Gnosis, a nova ferramenta de avaliação de desempenho. Onde foram demonstradas as telas e acessos do sistema Totvs e a metodologia da avaliação de desempenho.

LISTA DE PRESENÇA:

D) TREINAMENTO COMO APLICAR FEEDBACK - GESTÃO DE PESSOAS

O objetivo do treinamento é desenvolver os gestores na habilidade de dar retorno aos seus colaboradores, no que tange ao seu desenvolvimento laboral. O treinamento abordou os seguintes tópicos: O que é feedback? atores do feedback; três passos; tipos de feedback; preparando um ambiente correto para a conversa.

E) TREINAMENTOS - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Treinamentos e palestras, de acordo com a proposta das unidades de saúde e do que é exigido no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), visando a evitar acidentes ocupacionais e doenças profissionais ou relacionadas ao trabalho.

5.jpeg
18.jpeg

O mês de outubro é muito importante na luta contra o câncer de mama. Outubro Rosa é uma campanha mundial pensada para divulgar ainda mais informações sobre o perigo dessa doença e as melhores formas de cuidados e prevenção. O câncer de mama ainda mata muitas mulheres em todo o mundo, porém algumas atitudes do dia a dia podem mudar essa realidade.

6.jpeg
19.jpeg

O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na maioria dos casos, o Câncer de próstata cresce de forma lenta  e não dá sinais durante a vida e nem ameaça a saúde do homem. Em alguns casos cresce rapidamente, se espalha por outros órgãos podendo causar a morte.

10.jpeg
20.jpeg

DST...conhecer para se proteger. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são causadas por uma diversidade de agentes, sendo transmitidas, geralmente, através das relações sexuais desprotegidas. Um dos grupos de maior vulnerabilidade a estas doenças são os adolescentes, possivelmente pela falta de orientações e de planejamento antes de sua primeira relação.

F) TREINAMENTOS DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR PARA BEBÊS - PROMOÇÃO DA SAÚDE DA COMUNIDADE - RESPONSABILIDADE SOCIAL

Treinamentos voltados à prevenção e à promoção da saúde da comunidade, os quais abordam temas diversos com o objetivo de orientar crianças, jovens e adultos a lidar melhor com sua saúde.

O Grupo de desenvolvimento Psicomotor para bebês foi criado por profissionais NASF em parceria com equipe mínima na USF Barra com intuito de desmistificar questões relacionadas ao desenvolvimento de bebês (desde a gestação).

Este espaço surgiu a partir desta articulação e observação do fato de que as gestantes do território possuíam questões semelhantes acerca do desenvolvimento de seus bebês. O grupo foi realizado com elas pela primeira vez ainda durante a gestação. Neste encontro os principais temas abordados foram acerca do parto, puerpério, primeiras vacinas, e dúvidas em geral.

11.jpeg
12.jpeg

Devido a idade gestacional semelhante, foi realizado novo encontro, desta vez abordando questões relacionadas ao puerpério pois a maioria já estava com seus recém nascidos; Importância das primeiras vacinas, cuidados com o bebê, testes a serem realizados, questões inerentes ao desenvolvimento de bebês em período de amamentação, formas corretas de amamentar, desenvolvimento craniofacial e sua relação com a amamentação, alimentação para puérperas, mitos e verdades sobre amamentação.

13.jpeg

Com o advento da pandemia estas questões se tornam ainda mais delicadas e com a intenção de manter a longitudinalidade do cuidado e acompanhar de forma próxima o desenvolvimento das crianças, a equipe percebeu a necessidade da manutenção deste espaço e a importância de adaptá-lo às diferentes fases de desenvolvimento desses bebês sempre cuidando com o uso de máscara e mantendo o ambiente higienizado e arejado; ficou acordado então que este espaço seria mantido uma vez por mês e os temas escolhidos em conjunto e alinhados com o desejo das mães para o mês seguinte. As temáticas já abordadas:

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS COM APROXIMADAMENTE 6 MESES:

Neste encontro foram abordadas questões relacionadas ao desenvolvimento psicomotor dos bebês, auxiliando as mães no entendimento dos diferentes estágios de desenvolvimento dentro dos 6 primeiros meses.

Foi feito um circuito de diferentes estímulos para os bebês

● Bolinhas em gel

● Grama

● Tecido áspero

● Papel com impressão em forma de Zebra (estímulo por visualização do preto e branco)

As mães receberam adereços e foram orientadas acerca dos diferentes tipos de estímulo para seus filhos e formas de observar possíveis alterações.

14.jpeg
15.jpeg

INTRODUÇÃO ALIMENTAR

Neste espaço foram abordadas questões acerca dos tipos de alimentos, diferentes formas de oferecê-los os bebês, métodos de introdução alimentar, forma de preparo, introdução do sal e açúcar e seus períodos recomendados.

16.jpeg
17.jpeg

Devido ao aumento no número de casos de COVID o grupo foi suspenso momentaneamente devendo retornar assim que for seguro para sua realização; o planejamento da unidade envolve a realização de grupo semelhante de forma anual para ser possível contemplar os diferentes estágios de desenvolvimento das mães de bebês desde a gestação.